terça-feira, 20 de agosto de 2013


Um texto para refletir sobre o processo de alfabetização:
RECEITA DA ALFABETIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA
Receita de alfabetização
Pegue uma criança de 6 anos e lave-a bem. Enxugue-a com cuidado, enrole-a num uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula. Nas oito primeiras semanas, alimente-a com exercícios de prontidão. Na 9ª semana ponha uma cartilha nas mãos da criança. Tome cuidado para que ela não se contamine no contato com livros, jornais, revistas e outros perigosos materiais impressos.
Abra a boca da criança e faça com que engula as vogais. Quando tiver digerido as vogais, mande-a mastigar, uma a uma, as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada, no mínimo, 60 vezes, como na alimentação macrobiótica. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos. Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de cópia.
Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao fim do oitavo mês, espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas. Se isso acontecer, considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a série seguinte.
Se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita tantas vezes forem necessárias. Ao fim de três anos, embrulhe a criança em papel pardo e coloque um rótulo: aluno renitente.

Alfabetização sem receita
Pegue uma criança de 6 anos ou mais, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas escritas para olhar e examinar. Servem jornais, livros, revistas, embalagens, propaganda eleitoral, latas vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, vários tipos de materiais que estiverem ao seu alcance.
Converse com a turma, troque ideias sobre quem são vocês e as coisas de que gostam e não gostam. Escreva no quadro algumas frases que foram ditas e leia-as em voz alta. Peça às crianças que olhem os escritos que existem por aí, nas lojas, nos ônibus, nas ruas, na televisão. Escreva algumas dessas coisas no quadro e leia-as para a turma.
Deixe as crianças cortarem letras, palavras e frases dos jornais velhos e não esqueça de mandá-las limpar o chão depois, para não criar problema na escola.
Todos os dias leia em voz alta alguma coisa interessante: historinha, poesia, notícia de jornal, anedota, letra de música, adivinhações. Mostre alguns tipos de coisas escritas que elas talvez não conheçam: um catálogo telefônico, um dicionário, um telegrama, uma carta, um bilhete, um livro de receitas de cozinha.
Desafie as crianças a pensar sobre a escrita e pense você também. Quando elas estiverem escrevendo, deixe-as perguntar ou pedir ajuda ao colega. Não se apavore se uma criança estiver comendo letra: até hoje não houve caso de indigestão alfabética. Acalme a diretora se ela estiver alarmada.
Invente sua própria cartilha. Use sua capacidade de observação para verificar o que funciona, qual o modo de ensinar que dá certo na sua turma. Leia e estude você também.
Obs.: Os textos “Receita de Alfabetização” e “Alfabetização sem receita” têm circulado em cursos para professores, às vezes, sem indicação da autoria. Foram publicados: no Boletim Informativo n.1, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, jul/1989; pelo Boletim Carpe Diem, Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, Prefeitura de Belo Horizonte, ano IV, n.4, jan-fev/1994.

Texto retirado do site:

28 comentários:

  1. Luciana, gostei muito da maneira como você está desenvolvendo a construção de seu blog. Mandarei, via plataforma, minhas sugestões referentes à redação de seu perfil.
    Grande abraço, Ana Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cristina, muito obrigada já fiz a mudança que você me sugeriu no meu perfil.
      Bjs
      Luciana

      Excluir
  2. Oi Luciana, gostei muito do seu blog... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lú;
    Parabéns pela criação do seu blog, sei que você vai contribuir muito para nossa aprendizagem através de suas publicações.Já adorei a primeira!
    Abraços Amanda.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana!
    Seu blog é muito legal! Parabéns!!! O tema que você escolheu é muito interessante e pertinente. Adorei a cor alegre da página de fundo. Abraços.
    Vitória.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana
    Gostei muito do seu blog. Suas atividades são interessantes e o texto muito bom. Também gosto muito deste tema. Parabéns!

    Maria Ap.Simone

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana
    Gostei muito do seu blog. Suas atividades são interessantes e o texto muito bom. Também gosto muito deste tema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Super legal o blog e as meninas, 'suas seguidoras' no blog. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciana eu também gostei muito do seu blog, alfabetização é um tema muito importante e seu blog irá contribuir muito para nossa formação. Segue abaixo uma citação que achei interessante.

    ''A inserção social na cultura escrita significa oportunidades que crianças e adultos têm de experiências significativas com a escrita. O processo, longe de ser mecânico ou linear, é dinâmico, complexo, fragmentado e, sobretudo, vivo e rico, com personagens, aventuras, enredos em desfechos alegres ou tristes, situações engraçadas, irônicas, angustiadas, sofridas. Textos narrados em prosa ou recitados em verso. Nunes e Kramer (p. 24, 2010)

    ResponderExcluir
  9. Luciana,
    Adorei o blog sobre Alfabetização que encontrei hoje! Ele tem inúmeras atividades sobre alfabetização. O link é:

    http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/




    ResponderExcluir
  10. Luciana,
    Estou enviando o link de um vídeo sobre a escrita do aluno na alfabetização inicial, da revista Nova Escola. Espero que goste!

    http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/escrita-pelo-aluno-alfabetizacao-inicial-641238.shtml


    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog, parabéns pela sua dedicação amiga. O assunto tratado é muito importante e deve ser pensado no cotidiano escolar.

    ResponderExcluir
  12. Luciana, adorei seu blog, acho esse assunto muito interessante, serei sua seguidora. Parabéns! Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marlene, que bom que você gostou, aguardo suas visitas e suas dicas.
    Abraços
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Lu,
    Amei seu blog...
    Adoro ficar brincando com o mouse só pra ver a chuvinha de estrelinhas!rsrsrs
    Esse texto que você postou é realmente muito interessante.
    Beijos,
    Lília

    ResponderExcluir
  15. Oi Lilia,
    Obrigada, pela visita aguardo sua vista e sua dicas.
    Bjs
    Luciana

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o blog, a apresentação e designer está tudo muito legal.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Maria Socorro
    Muito obrigada, aguardo sua visita por aqui sempre.
    Bjs
    Luciana

    ResponderExcluir
  19. Que lindo!!!
    Seu blog ficou muito divertido... informações, textos, vídeos e até música!!! Quero aprender...
    Parabéns Lú, é visível sua dedicação e carinho, será uma excelente profissional...
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Luciana, seu blog está lindo, fofo!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir